segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um bom ano velho---Feliz ano Novo!

Depois de umas longas férias "trabalhadas" voltamos com algumas notícias.

O trabalho em Itália na semana pré-natalina foi muito produtivo, apesar de cansativo. Em apenas 9 dias foram realizadas 3 Conferências e 3 Works-Shop em Cagliari e Roma. Revi amigos, passeamos bem pouco (1 dia que nos presenteou Roma com sole!), vivemos o inverno e suas conseqüências no caos para embarcar de volta ao Brasil.

O Natal e Réveillon passaram tão rápido e chuvosos e tão cansativos para quem já estava exausta... o ano 2010 levou com ele esse cansaço junto a auto-promessa e propósito de um 2011 diferente. Acontece quase sempre...o ano próximo farei tais mudanças...etc.,etc. Na minha experiência de vida, essa reavaliação de fim de ano tem sido produtiva. Ajuda-me a revisar meus propósitos e conquistar de um 20 a com sorte e raramente até um 40 % as mudanças que me coloco. Festejo essa conquista e repasso para o ano seguinte o déficit e me parabenizo. Dessa vez refiz meu propósito de focar ainda mais minha energia vital e providenciar uma fluidez mais leve a minha vida...(propósito pelo qual venho trabalhando desde um bom tempo, e conquisto pouco a pouco...).


Costumo sugerir aos paciente e alunos esse exercício de meditação dirigida no final do ano:


"Fique por uma hora ou menos só, tranqüilo e respire. Deixe esse espaço para você. Leve junto um papel e um lápis. Tome-se um tempo e foque naquilo que você deseja e se propõe para o Ano próximo. Seja o mais objetivo e realista possível e separe no papel 4 itens:

Vida Material ($, salário, compra-venda de objetos e imóveis, mudanças físicas, corpo saúde e beleza, doações, etc.)

No próximo item vai tudo o q se refere a sua Vida Emocional (transformação de algumas emoções, situações de relacionamentos para melhorar e resolver, opções para fazer isso, cuidados com sua saúde emocional e seu campo psíquico).

No 3o item sua Vida Mental (revisão de padrões mentais que atrapalham ou favorecem sua vida, quais quer transformar, e de que maneira).

Por último como uma resultante dos anteriores, em simples e poucas palavras o que você quer melhorar ou criar na sua Vida Espiritual ou de coração (certos sentimentos que você gostaria de ampliar ou desenvolver, ex: humildade, cooperação, amorosidade, compreensão, e formas práticas de fazer isso).


Por exemplo, nesse ano para mim fluir (energética), emagrecer(física), estar leve fazendo exercícios e meditar de um outro jeito com prazer (espiritual), decidi "dançar".

Cada ano reviso a folha anterior, não olho durante o ano para evitar interferências com meu Ego superficial, guardo num lugar e retomo no próximo fim de ano para refazer. Faço como um ritual queimando a lista anterior, como concluída.

Espero que seja útil. Tem auxiliado a mim, a alunos e pacientes a estar mais conscientes de suas escolhas de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário